EMAIL

stial@bewnet.com.br

Sede

(51) 3710-1313

Subsede

(51) 3716-1613

NOTÍCIAS

09 Março
2019

Assembleia aprova abertura da campanha salarial 2019/20 para o setor da Alimentação

09/03/2019

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Avícolas e da Alimentação em Geral de Lajeado e Região (Stial) deu a arrancada às negociações salariais de 2019/20. Com  auditório lotado, os trabalhadores  aprovaram os eixos a serem negociados este ano. A assembleia ocorreu em quatro momentos, na quinta-feira, pela manhã e tarde, na subsede do Stial, em Arroio do Meio, e na sexta-feira, nos mesmos horários, em Lajeado.

Na sexta-feira à noite também foi realizada a assembleia de instalação da campanha estadual unificada,  com a presença do presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do RS (FTIA-RS), Paulo Madeira, e dirigentes dos sindicatos de Encantado, Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, Erechim, São Sebastão do Caí, Montenegro, São Luiz Gonzaga, São Borja, Carazinho e Lajeado.

O presidente do sindicato de Lajeado, Adão Gossmann, apresentou a proposta de negociação. Posta em votação, foi aprovada por unanimidade.

Entre os eixos da campanha salarial unificada deste ano estão: reajuste acima da inflação; piso salarial de R$ 1,5 mil; pagamento do 31º dia do mês; auxílio escolar de um piso da categoria; abono salarial de um piso da categoria e transporte gratuito. Também serão tratados temas como redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais; combate à Reforma Trabalhista;  licença maternidade de 180 dias; garantia do exercício da atividade sindical;  e conquistas só para sócios e contribuintes do sindicato.

Reformas

O presidente da FTIA-RS, Paulo Madeira,  falou sobre a Reforma Trabalhista,  aprovada em novembro de 2017. Segundo ele, não houve avanços aos trabalhadores, pelo contrário, o índice de desemprego continua alto e houve perdas de direitos. Também destacou a proposta da Reforma da Previdência, que, na opinião dele, só prejudicará os trabalhadores. Madeira ainda ressaltou que sindicato e categoria precisam estar unidos pela defesa de direitos, para evitar perdas ainda maiores. “Sindicato fechado não tem luta, sindicato fechado não tem mais serviços”, afirmou, fazendo referência às negociações salariais e a gama de serviços de saúde entre outros benefícios oferecidos aos associados.

 

Sorteio de prêmios

O associados do Stial participam do sorteio de 11 prêmios. Todos que estiveram nas reuniões de quinta e sexta-feira, em Arroio do Meio e Lajeado, nos turnos da manhã e tarde,  e que haviam preenchido o cupom  concorrerem a uma motocicleta zero quilômetro, TVs Smart 32”, aparelhos de ar condicionado e geladeiras.

Confira os ganhadores

Motocicleta:  Luciano Machado da Silva (Padaria Suíça).

Geladeiras:  Ronei G. Schwaizer (Minuano Embutidos) e Elmave Sevoyer (Minuano Embutidos).

TV Smart 32”: Lauri Schernen (BRF), Maria Dolores Parecy (Docile), Jaqueline Alice da Silva (Docile) e Taís Ilha (Haenssgen).

Ar condicionado: Josiana Marisa Gomes da Silva (BRF), Joni Ricardo de Ávila Soares (BRF), Sueli Rambo (aposentada Padaria Tânia), e Leni Salete da Silva (BRF Rações).

 

Dia da Mulher

O Dia Internacional da Mulher também foi lembrado pelos dirigentes. E novamente foi feito convite para o III Seminário das Mulheres, que ocorrerá no sábado, dia 16 de março, às 8h, no auditório do Stial, na sede em Lajeado. A programação prevê palestra sobre as mudanças na Previdência Social, cofee break, e conversa sobre violência doméstica, com a Delegada de Polícia, Márcia Bernini. O encerramento ocorre às 11h30min.

Para participar, é necessário fazer inscrição na secretaria do Stial ou pelo telefone 3710-1313, até o 12 de março. As 200 primeiras inscritas vão receber um presente especial. No dia, os brindes serão entregues àquelas primeiras 200, mas que chegarem até as 9h.

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria Imprensa Stial